" /> A curiosa história do banho: como surgiu esse hábito de higiene?
Curiosidades

A curiosa história do banho: como surgiu esse hábito de higiene?

Você já se perguntou como surgiu o hábito de tomar banho? Afinal, essa é uma prática tão comum e importante para a nossa saúde e bem-estar, que parece que sempre existiu. Mas não é bem assim. A história do banho é cheia de fatos e curiosidades que mostram como esse costume se desenvolveu ao longo dos tempos e das culturas.

A origem do banho na Antiguidade

Os primeiros registros do banho na história datam de mais de 3000 anos atrás, no Egito Antigo. Os egípcios consideravam o banho um ato sagrado, que purificava o espírito por meio do corpo. Por isso, eles tomavam cerca de três banhos por dia, usando água dos rios ou de reservatórios. Essa prática pode ter ajudado a evitar muitas doenças e epidemias que assolavam a Antiguidade.

historia-do-banho
Foto: Pexels

Outras civilizações antigas também tinham o costume de tomar banho, mas com diferentes propósitos. Os gregos, por exemplo, usavam o banho para intercalar os banquetes e festas, e também como parte da educação dos jovens, que aprendiam a nadar. Os romanos, influenciados pelos gregos, criaram as termas, complexos públicos com piscinas, saunas e vestiários, onde os cidadãos podiam desfrutar dos prazeres do banho quente e da socialização.

A queda do banho na Idade Média

Com a queda do Império Romano e o início da Idade Média, no século 5 d.C., a visão sobre o banho mudou drasticamente. A Igreja Católica passou a condenar o contato com o corpo como algo pecaminoso, e o papa Gregório I foi um dos principais opositores ao banho. Assim, o banho se tornou uma atividade rara e superficial, feita apenas com panos úmidos.

No Oriente, porém, a história foi diferente. Sem a influência da Igreja, os povos orientais mantiveram os hábitos de higiene e até os aprimoraram. Os muçulmanos, por exemplo, usavam as casas de banho turco-árabes para realizar rituais de limpeza e beleza, que incluíam massagens e maquiagens. Os japoneses também transformaram o banho em um ritual coletivo de higiene e convívio.

A retomada do banho na Idade Moderna

A partir do século 11 d.C., com as Cruzadas, os europeus entraram em contato com os costumes higiênicos dos islâmicos da Terra Santa, e voltaram a valorizar o banho como uma prática necessária e regular. No entanto, no século 16 d.C., uma nova ideia surgiu: a de que o excesso de banhos abria os poros da pele e facilitava a entrada de doenças. Por isso, o banho voltou a ser evitado.

historia-do-banho-2
Foto: Pexels

Foi somente no século 19 d.C., com o avanço da ciência e da medicina, que o banho foi reconhecido como um hábito saudável e benéfico. Mas ainda havia um problema: como aquecer a água nos países frios? A solução foi criar as termas ou balneários, locais específicos onde as pessoas podiam tomar banhos quentes em piscinas ou banheiras coletivas ou individuais.

O banho como conhecemos hoje

O banho como o conhecemos hoje surgiu por volta dos anos 1930, quando os chuveiros começaram a ser instalados nas casas europeias. Antes disso, o banho era tomado apenas aos sábados, dia em que se trocava a roupa íntima. Com o aquecimento da água e a facilidade do chuveiro, o banho passou a ser algo comum e diário.

No Brasil, o hábito do banho é uma herança dos povos indígenas, que o faziam todos os dias nos rios e lagos. Os europeus que invadiram o país não tinham esse costume, mas acabaram adotando-o por causa do clima quente e da influência dos nativos2.

historia-do-banho-3
Foto: Pexels

Conclusão

O banho é uma prática que varia de acordo com o tempo e o espaço, mas que sempre teve um significado além da higiene. O banho pode ser um ritual, uma diversão, uma terapia, uma forma de expressão ou de comunicação. O banho pode ser um momento de relaxamento, de cuidado, de prazer ou de reflexão. O banho pode ser tudo isso e muito mais, dependendo de como você o vive.

E você, como vive o seu banho?

Gostou do nosso post? Não deixe de Compartilhá-lo!

Artigos relacionados

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo