" /> Curiosidades sobre a máquina de datilografia
Curiosidades

Curiosidades sobre a máquina de datilografia

A máquina de datilografia é um instrumento que permite escrever textos em papel, usando teclas que imprimem letras, números e símbolos. Ela foi inventada na segunda metade do século XIX e revolucionou a comunicação escrita, tornando-a mais rápida, uniforme e legível. Veja algumas curiosidades sobre esse aparelho que marcou a história da tecnologia e da sociedade.

A primeira máquina de datilografia

A primeira máquina de datilografia foi patenteada em 1868 pelos americanos Christopher Sholes, Carlos Glidden e Samuel W. Soulé. Eles se inspiraram em uma máquina de imprimir cartas criada pelo italiano Francesco Rampazetto em 1575. A máquina de Sholes e seus parceiros tinha um teclado com 28 teclas, que correspondiam a 28 caracteres. Ela era capaz de escrever apenas letras maiúsculas e usava uma fita com tinta para marcar o papel.

maquina-de-escrever
Imagem de Arturo Añez por Pixabay

O teclado QWERTY

O teclado QWERTY, que é usado até hoje nos computadores, foi criado para as máquinas de datilografia. Ele recebe esse nome por causa das seis primeiras letras da fileira superior.

O objetivo desse layout era evitar que as teclas se enganchassem umas nas outras, pois elas eram ligadas a barras metálicas que se moviam para imprimir os caracteres. Por isso, as letras mais usadas foram separadas e distribuídas de forma irregular. Esse teclado foi adotado pela empresa Remington, que começou a produzir máquinas de datilografia em 1874.

A substituição pelo computador

As máquinas de datilografia foram muito populares até o final do século XX, quando começaram a ser substituídas pelos computadores.

Os computadores ofereciam mais vantagens, como a possibilidade de editar, corrigir e armazenar os textos digitalmente, além de imprimir em diferentes formatos e cores. Os primeiros computadores pessoais já vinham com processadores de texto, que eram programas que simulavam uma máquina de datilografia na tela. Um dos mais famosos foi o WordStar, lançado em 1978. Com o avanço da tecnologia, os computadores foram se tornando mais acessíveis, práticos e versáteis, fazendo com que as máquinas de datilografia fossem ficando obsoletas.

computador
Imagem de StockSnap por Pixabay

A arte da datilografia

Apesar de terem perdido espaço para os computadores, as máquinas de datilografia ainda são usadas por algumas pessoas que apreciam a arte da datilografia.

Essa arte consiste em criar desenhos, poemas e textos usando apenas os caracteres das máquinas de datilografia. Alguns artistas famosos que usaram essa técnica foram Paul Smith, que fazia retratos incríveis com símbolos, e Ana Maria Pacheco, que escreveu um livro inteiro com uma máquina de datilografia. Além disso, existem concursos e cursos de datilografia que valorizam a habilidade e a velocidade dos datilógrafos.

maquina-de-escrever-2
Imagem de Adrian por Pixabay

A importância histórica e cultural

As máquinas de datilografia têm uma grande importância histórica e cultural, pois foram usadas para produzir documentos, livros, jornais, cartas e outros registros escritos que marcaram época.

Muitos escritores famosos usaram máquinas de datilografia para criar suas obras, como Ernest Hemingway, Agatha Christie, J.D. Salinger e Clarice Lispector.

As máquinas de datilografia também são símbolos de resistência e liberdade, pois foram usadas por ativistas, jornalistas e dissidentes políticos para denunciar injustiças e reivindicar direitos. Além disso, as máquinas de datilografia representam uma mudança social significativa, pois permitiram a entrada da mulher no mercado de trabalho como secretária, datilógrafa ou jornalista.

Gostou do nosso post? Não deixe de compartilhá-lo!

Artigos relacionados

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo