" /> Você já se perguntou por que a madeira estoura quando queimada?
Curiosidades

Você já se perguntou por que a madeira estoura quando queimada?

Você já esteve sentado ao redor de uma fogueira, ouvindo os estalos e crepitações da madeira queimando, e se perguntou o que estava acontecendo? Por que a madeira faz todos aqueles ruídos estranhos?

Bem, não admire mais! Neste posto, veremos mais de perto porque a madeira faz aqueles ruídos estranhos quando queima, e o que está realmente acontecendo dentro do fogo.

Portanto, sente-se, relaxe e prepare-se para ter sua mente explodida!

O que é popping na queima de madeira?

Você já se perguntou por que a lenha estoura quando é queimada? É uma pergunta comum, e a resposta é realmente muito interessante!

Quando a madeira estoura, é porque a umidade no interior da madeira se transforma em vapor. Este vapor aumenta a pressão até finalmente explodir, fazendo com que a madeira rache e estoure.

Isto acontece porque o calor do fogo faz com que a água dentro da madeira se evapore. Quanto mais quente o fogo, mais água é evaporada, e mais pressão é acumulada até que finalmente ocorre uma explosão.

É realmente incrível como algo tão simples quanto o calor pode criar uma reação tão incrível!

O que causa a queima de madeira?

Você já se perguntou por que a lenha estoura quando é queimada?

A razão tem a ver com as diferenças na composição química da madeira e os gases que são liberados quando ela queima. A madeira é composta de três componentes principais: celulose, lignina e hemicelulose.

madeira-queimando-2
Imagem de Werni Gisler por Pixabay

A celulose é o componente mais abundante, e é responsável pelo valor do combustível da madeira. A lignina é um componente estrutural que ajuda a reforçar as paredes celulares, e a hemicelulose é um tipo de açúcar que é encontrado nas paredes celulares.

Quando a madeira queima, a celulose é convertida em dióxido de carbono e vapor d’água. A lignina e a hemicelulose também são convertidas em dióxido de carbono e vapor d’água, mas elas produzem mais gás do que a celulose. É por isso que a madeira estoura quando queima – porque o gás criado pela lignina e hemicelulose é liberado mais rapidamente do que o gás criado pela celulose.

Como o som da madeira popping varia?

Você já se perguntou por que a lenha estoura quando é queimada? É um fenômeno bastante intrigante, e o som pode variar dependendo do tipo de madeira que você está queimando.

Algumas pessoas dizem que o som do estalo é causado pela formação de bolsas de gás na madeira, enquanto outras acreditam que é o resultado da transformação do vapor de água em vapor. Seja qual for o motivo, é definitivamente uma coisa fascinante de se observar!

Portanto, da próxima vez que você estiver sentado ao redor de uma fogueira ou desfrutando de uma fogueira aconchegante em sua lareira, reserve um momento para apreciar o som popping da queima de lenha. É uma experiência verdadeiramente única e especial!

Quais são os benefícios de se estourar madeira?

Você já se perguntou por que a lenha estoura quando é queimada? É uma pergunta bastante comum, e a resposta é na verdade bastante interessante!

A razão pela qual a madeira estoura quando queima é por causa dos gases que são liberados. Esses gases escapam da madeira em forma de bolhas, que é o que a faz estourar. E embora possa parecer uma coisa aleatória e insignificante, na verdade há alguns benefícios muito legais neste processo!

madeira-queimando-3
Imagem de Alexa por Pixabay

Para um, o som de popping é na verdade um sinal de que o fogo está queimando eficientemente. Isso significa que todas as bolsas de gás na madeira foram liberadas e que o fogo está recebendo todo o combustível necessário para se manter vivo. Além disso, o som de popping também ajuda a limpar a lenha de quaisquer partículas indesejadas. Portanto, da próxima vez que você estiver desfrutando de um fogo aconchegante em sua lareira, não deixe de aproveitar um momento para apreciar o pops!

Como posso impedir que a minha madeira pule?

Você deve ter notado que quando você acende uma lareira em sua lareira, a lenha estoura e crepita. Você já se perguntou por quê?

A razão pela qual a madeira estala é porque o calor do fogo faz com que a água no interior da madeira se vaporize. Esta pressão de vapor se acumula até ser finalmente liberada, fazendo com que a madeira estourasse.

Você pode evitar que sua madeira rebente, mantendo-a seca. A melhor maneira de fazer isso é armazená-la em um local fresco e seco até que você esteja pronto para usá-la. Você também pode dividir os toros em pedaços menores, o que os ajudará a secar mais rapidamente.

Quais são alguns outros fatos interessantes sobre a madeira?

Você sabia que existem alguns outros fatos interessantes sobre a madeira? Por exemplo, você sabia que a seiva de algumas árvores pode ser usada como um adesivo natural? Ou que diferentes tipos de madeira têm temperaturas de queima diferentes?

A madeira é um material fascinante, e ainda há muito a aprender sobre ela. Portanto, da próxima vez que você estiver queimando uma lareira em sua lareira, reserve um momento para apreciar todas as coisas incríveis que a madeira pode fazer.

Você provavelmente já ouviu o termo “palitos de picolé” usado antes, e isso porque quando você aquece a madeira fina e leve, ela estoura e se separa em palitos finos. Isto acontece porque a água no interior da madeira ferve e cria uma pressão que empurra a madeira para o lado.

Embora isto possa parecer um detalhe menor, na verdade é um processo muito interessante que acontece quando se acende uma fogueira. Da próxima vez que você estiver por perto, dê uma olhada mais de perto e veja como a lenha estoura e se separa.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo