" /> Quais são os maiores países do mundo?
Curiosidades

Quais são os maiores países do mundo?

Você já se perguntou quais são os maiores países do mundo em extensão territorial? A resposta pode te surpreender, pois nem sempre os países mais populosos são também os mais extensos. Neste artigo, vamos apresentar o ranking dos 10 maiores países do mundo, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e também algumas curiosidades sobre eles.

1. Rússia

A Rússia é o maior país do mundo, ocupando 3,35% da superfície total do planeta, com uma área de 17.098.246 quilômetros quadrados (km²).

A Rússia está localizada em dois continentes, Ásia e Europa, e possui diversos tipos de clima e vegetação, além de diferentes fusos horários. A população da Rússia é de cerca de 146 milhões de habitantes, o que a coloca na nona posição entre os países mais populosos do mundo.

russia
Imagem de Leonid por Pixabay

2. Canadá

O Canadá é o segundo maior país do mundo, com uma área de 9.984.670 km², equivalente a 2,09% da superfície terrestre.

O Canadá está situado na América do Norte e possui um clima predominantemente frio, com vastas áreas cobertas por florestas, lagos e geleiras. O Canadá tem uma população de cerca de 38 milhões de habitantes o que o torna um dos países mais escassamente povoados do mundo.

canada
Imagem de Clker-Free-Vector-Images por Pixabay

3. China

A China é o terceiro maior país do mundo em extensão territorial, com uma área de 9.596.961 km², correspondente a 2% da superfície da Terra.

A China está localizada na Ásia e possui uma grande diversidade geográfica, cultural e étnica, abrangendo desde desertos e montanhas até planícies e rios. A China é também o país mais populoso do mundo, com uma população de cerca de 1,4 bilhão de habitantes o que representa cerca de 18% da população mundial.

china
Imagem de OpenClipart-Vectors por Pixabay

4. Estados Unidos

Os Estados Unidos são o quarto maior país do mundo em extensão territorial, com uma área de 9.371.174 km², equivalente a 1,96% da superfície terrestre.

Os Estados Unidos estão situados na América do Norte e possuem uma grande variedade de paisagens naturais, climas e recursos naturais. Os Estados Unidos são também o terceiro país mais populoso do mundo, com uma população de cerca de 331 milhões de habitantes, o que representa cerca de 4% da população mundial.

estados-unidos
Imagem de Clker-Free-Vector-Images por Pixabay

5. Brasil

O Brasil é o quinto maior país do mundo em extensão territorial, com uma área de 8.515.767 km², correspondente a 1,78% da superfície da Terra.

O Brasil está localizado na América do Sul e possui um clima predominantemente tropical, com uma rica biodiversidade e uma vasta extensão de floresta amazônica. O Brasil tem uma população de cerca de 213 milhões de habitantes, o que o coloca como um dos maiores países do mundo.

brasil
Imagem de Clker-Free-Vector-Images por Pixabay

6. Austrália

A Austrália é o sexto maior país do mundo em extensão territorial, com uma área de 7.692.024 km², correspondente a 1,61% da superfície terrestre.

A Austrália está localizada na Oceania e possui um clima variado, com desertos, florestas, montanhas e praias. A Austrália tem uma população de cerca de 26 milhões de habitantes, o que a torna um dos países mais escassamente povoados do mundo.

australia
Imagem de OpenClipart-Vectors por Pixabay

7. Índia

A Índia é o sétimo maior país do mundo em extensão territorial, com uma área de 3.287.263 km², correspondente a 0,69% da superfície da Terra.

A Índia está localizada na Ásia e possui uma grande diversidade geográfica, cultural e religiosa, abrangendo desde o Himalaia até o Oceano Índico. A Índia é também o segundo país mais populoso do mundo, com uma população de cerca de 1,3 bilhão de habitantes, o que representa cerca de 17% da população mundial.

india
Imagem de Clker-Free-Vector-Images por Pixabay

8. Argentina

A Argentina é o oitavo maior país do mundo em extensão territorial, com uma área de 2.780.400 km², correspondente a 0,58% da superfície terrestre.

A Argentina está localizada na América do Sul e possui um clima diversificado, com regiões áridas, temperadas e frias. A Argentina tem uma população de cerca de 45 milhões de habitantes, o que a coloca na trigésima posição entre os países mais populosos do mundo.

argentina
Imagem de OpenClipart-Vectors por Pixabay

9. Cazaquistão

O Cazaquistão é o nono maior país do mundo em extensão territorial, com uma área de 2.724.900 km², correspondente a 0,57% da superfície da Terra.

O Cazaquistão está localizado na Ásia Central e possui um clima continental, com invernos rigorosos e verões quentes. O Cazaquistão tem uma população de cerca de 19 milhões de habitantes, o que o torna um dos países mais escassamente povoados do mundo.

cazaquistao
Imagem de OpenClipart-Vectors por Pixabay

10. Argélia

A Argélia é o décimo maior país do mundo em extensão territorial, com uma área de 2.381.741 km², correspondente a 0,5% da superfície terrestre.

A Argélia está localizada na África e possui um clima predominantemente árido, com desertos e montanhas. A Argélia tem uma população de cerca de 44 milhões de habitantes, o que a coloca na trigésima primeira posição entre os países mais populosos do mundo.

argelia
Imagem de OpenClipart-Vectors por Pixabay

Espero que você tenha gostado deste artigo sobre os maiores países do mundo.

Se você quiser saber mais sobre outros temas interessantes, continue acompanhando o nosso blog!

Artigos relacionados

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo