" /> O Curioso Caso do Fundo da Garrafa de Refrigerante Ondulado
Curiosidades

O Curioso Caso do Fundo da Garrafa de Refrigerante Ondulado

Você já parou para se perguntar porque os fundos das garrafas de refrigerante são ondulados? Pode não parecer uma pergunta importante, mas, ao que parece, há uma razão bastante interessante por trás disso.

Na verdade, o desenho ondulado foi patenteado em 1892 por um inventor americano chamado William Painter. Na época, ele estava tentando encontrar uma maneira de tornar as garrafas de refrigerante mais fáceis de empilhar e armazenar. E o resto, como eles dizem, é história.

refrigente-ondulado-1
Foto: Freepik

Mas por que isso funciona? A resposta tem a ver com a física do fluxo de líquidos. Quando você derrama uma bebida de uma garrafa corrugada, as cristas criam resistência e ajudam a retardar o fluxo de líquido. Isto lhe dá mais tempo para controlar seu derramamento e ajuda a evitar derramamentos e confusões.

Portanto, da próxima vez que você estiver apreciando um refrigerante refrescante e frio, reserve um momento para apreciar o design engenhoso do fundo da garrafa.

Qual é o propósito do fundo ondulado em garrafas de refrigerante?

Você já notou que quase todas as garrafas de refrigerante têm fundo corrugado (ou ondulado)? Você sabe qual é o propósito disso?

O fundo corrugado está realmente lá para ajudar a evitar que a garrafa seja espremida com muita força e expluda. Quando se aperta uma garrafa de refrigerante normal, a pressão do líquido no interior faz com que os lados da garrafa se projetem para fora. Isto coloca muita tensão no fundo da garrafa, o que pode eventualmente causar a sua ruptura.

refrigente-ondulado-2
Foto: Peakpx

Mas ao adicionar algumas cristas ao fundo da garrafa, torna-se mais difícil apertar e a pressão é distribuída de forma mais uniforme. Isto ajuda a evitar que a garrafa exploda, e mantém sua bebida agradável e segura até que você esteja pronto para beber!

Como o fundo ondulado afeta o sabor do refrigerante?

Você já se perguntou por que as garrafas de refrigerante têm um fundo ondulado? Pode parecer uma escolha aleatória de design, mas na verdade existe um método para a loucura!

O fundo corrugado realmente afeta o sabor do refrigerante. As ondas de indentações criam turbulência à medida que o líquido passa, o que ajuda a misturar os ingredientes e a liberar a carbonatação mais rapidamente. Isto, por sua vez, resulta em uma bebida mais borbulhante e refrescante.

Portanto, da próxima vez que você estiver bebericando em uma lata fria de refrigerante, faça um brinde a seu fundo corrugado – ele é responsável por aquele sabor delicioso!

O fundo ondulado mantém o refrigerante mais fresco por mais tempo?

Você já se perguntou por que as garrafas de refrigerante têm esses fundos ondulados e corrugados?

Não é só pela aparência! O fundo corrugado na verdade ajuda a manter o refrigerante mais fresco por mais tempo. As ondas criam turbulência à medida que a bebida é derramada, o que ajuda a misturar o gás e o líquido mais rapidamente. Isto evita que a carbonatação escape, de modo que a bebida permanece gaseificada por mais tempo.

Portanto, da próxima vez que você estiver apreciando uma lata fria de refrigerante, dê um grande obrigado ao seu fundo corrugado!

Como as empresas de refrigerantes decidem sobre o nível correto de ondulação para suas garrafas?

Quando você está com sede e procura uma garrafa fria de refrigerante, você já parou para pensar em como isso acabou assim? Provavelmente não, mas a verdade é que o fundo corrugado distinto dessa garrafa tem muito pensamento e ciência por trás disso!

refrigente-ondulado-3
Foto: Freepik

A principal razão para o projeto ondulado é a estabilidade. Ao fazer o fundo da garrafa ondulado, ele minimiza a chance de tombá-lo. Isto é especialmente importante para refrigerantes, que são frequentemente apreciados em locais públicos onde poderiam ser facilmente derrubados.

Mas não se trata apenas de evitar derramamentos. As ondas também criam turbulência à medida que o líquido flui para fora da garrafa, o que ajuda a misturar e arejar a bebida. Isto lhe dá um sabor melhor e evita aquele irritante efeito de “jorrar” que muitas vezes acontece quando se abre uma garrafa de refrigerante.

Portanto, da próxima vez que você estiver apreciando uma bebida gelada, tome um segundo para apreciar a ciência que foi feita para torná-la correta!

Há outros benefícios em ter um fundo onduldo em uma garrafa de refrigerante?

Quando você está fora num dia quente e procura uma bebida fria para esfriar, qual é a primeira coisa que lhe vem à mente? Para a maioria das pessoas, provavelmente é uma lata ou garrafa de refrigerante. E se você é como eu, provavelmente já se perguntou porque os fundos dessas garrafas são corrugados.

Acontece que existem algumas razões pelas quais as empresas de refrigerantes utilizam este design. Por uma delas, ela ajuda a evitar que as garrafas caiam sob o peso do líquido em seu interior. Também as torna mais fáceis de empilhar e armazenar, e as torna menos propensas a quebrar se forem lançadas.

refrigente-ondulado-4
Foto: Santeri Viinamäki / Wikimedia Commons

Mas talvez o benefício mais interessante de tudo seja que torna as garrafas mais fáceis de segurar. As cristas criam uma superfície texturizada que proporciona mais aderência, o que é especialmente útil quando suas mãos estão molhadas ou suadas. Por isso, da próxima vez que você estiver chegando a uma fria, lembre-se de agradecer ao fundo da garrafa corrugada!

Há algum inconveniente em ter um fundo ondulado em uma garrafa de refrigerante?

Você já se perguntou por que as garrafas de refrigerante têm esses estranhos fundos ondulados? Não é apenas para decoração – na verdade, há uma boa razão para isso!

As reentrâncias ajudam a criar turbulência à medida que o líquido flui, o que por sua vez ajuda a misturar o gás e o líquido mais profundamente. Isto evita a formação de bolhas nos lados da garrafa, que podem interferir com a carbonatação e o sabor da bebida.

refrigente-ondulado-5
Foto: Freepik

Portanto, da próxima vez que você estiver bebericando em uma fria, reserve um momento para apreciar o design inteligente de seu fundo de garrafa!

Você já parou para se perguntar porque os fundos das garrafas de refrigerante são corrugados? Não é só pela aparência – as cristas realmente servem a um propósito muito importante.

As corrugações ajudam a criar turbulência à medida que o líquido é derramado, o que ajuda a criar uma espuma mais uniforme e a liberar a carbonatação. Elas também ajudam a evitar a formação de um vácuo à medida que o líquido é derramado, o que sugaria o líquido de volta para dentro da garrafa e dificultaria o seu derramamento.

Portanto, da próxima vez que você estiver apreciando um refrescante copo de refrigerante, reserve um momento para apreciar o design inteligente do fundo da garrafa.

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário abaixo.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo