" /> A Verdade sobre o Drácula: O Famoso Vampiro foi inspirado por uma Pessoa Real?
Curiosidades

A Verdade sobre o Drácula: O Famoso Vampiro foi inspirado por uma Pessoa Real?

Você deve ter ouvido que o famoso vampiro Drácula era baseado em uma pessoa real. Mas quem era ele? E ele realmente bebia sangue?

Neste posto, vamos analisar mais de perto a vida de Vlad, o Impaler – a inspiração da vida real para Drácula. Vamos explorar seu início de vida, seu reinado como Príncipe da Valáquia, e os mitos e lendas que surgiram ao seu redor ao longo dos anos.

dracula
Imagem de Eric Perlin por Pixabay 

Então, Vlad, o Impaler, era realmente um vampiro sedento de sangue? Ou ele era apenas um monarca incompreendido com um passado sombrio? Continue lendo para descobrir!

Quem foi Vlad, o Impaler?

Você provavelmente já ouviu falar de Drácula, o famoso vampiro que se tornou popular em romances e filmes. Mas o que você pode não saber é que Drácula foi baseado em uma pessoa real-Vlad, o Impaler.

Vlad foi um governante da Valáquia (uma região na Romênia) no século XV, e era conhecido por seus métodos brutais de punição. Ele empalava seus inimigos em estacas, deixando-os a morrer de forma lenta e agonizante. Isto lhe valeu o apelido de “Drácula”, que significa “o dragão”.

Então, se você está procurando por uma história de terror, por que não mergulhar na história real de Vlad, o Impaler? Você pode se surpreender com o quão assustador ele realmente era!

Quais eram as semelhanças entre Vlad e Drácula?

vlad-tepes
Foto: Wikipédia

Você pode se surpreender ao saber que o famoso vampiro Drácula foi realmente baseado em uma pessoa real! Seu nome era Vlad III, e ele foi o Príncipe da Valáquia no século XV.

Vlad era conhecido por sua crueldade, e dizem ter bebido o sangue de seus inimigos para mostrar-lhes seu poder. Ele também era conhecido como Vlad, o Impalador, porque muitas vezes empalava suas vítimas em espigões.

Drácula se baseia na personalidade sombria e sinistra de Vlad, assim como seu amor por morcegos sugadores de sangue. Portanto, se você se sentir assustado, não deixe de ler sobre a história real de Drácula!

Como Bram Stoker veio escrever sobre o Drácula?

Como Bram Stoker veio escrever sobre o Drácula? Como diz a história, Stoker foi realmente inspirado por uma pessoa real – um homem chamado Vlad, o Impaler.

Vlad era um governante romeno do século XV que era conhecido por sua crueldade selvagem. Ele adorava beber sangue, e muitas vezes tinha seus inimigos empalados em estacas. Diz-se até que ele bebia sangue do corpo de suas vítimas!

vlad-tepes-2
Imagem Pixabay 

Por mais sinistro que pareça, a terrível história de Vlad era exatamente o que Stoker precisava para criar seu agora famoso personagem vampiro, Drácula. Portanto, da próxima vez que você estiver assistindo ao filme, ou lendo o livro, tenha em mente que a horrível história de Drácula é na verdade baseada em uma pessoa muito real!

Que outras histórias foram inspiradas por Vlad, o Impalador?

Portanto, sabemos que Vlad III, Príncipe da Valáquia, foi a inspiração real para o Drácula de Bram Stoker. Mas que outras histórias famosas foram inspiradas por este famoso sugador de sangue?

Bem, para começar, há a lenda da Condessa Elizabeth Bathory. Diz-se que esta nobre húngara do século XVI assassinou e torturou centenas de jovens meninas, numa tentativa de manter sua beleza juvenil. Alguns historiadores acreditam que Bathory pode ter sido motivada por seu fascínio por Vlad III, e por sua reputação de beber sangue.

E isso é apenas o começo! Há dezenas de outros livros, filmes e programas de TV que são emprestados da lenda negra de Vlad III. Ele tem sido apresentado em tudo, desde Os Instrumentos Mortais até Os Simpsons. Portanto, se você está fascinado por todas as coisas do Drácula, não deixe de conferir também algumas dessas outras obras!

O que sabemos hoje sobre os vampiros?

Percorremos um longo caminho desde que o Drácula de Bram Stoker foi publicado, em 1897. Nos mais de 120 anos desde então, aprendemos muito sobre vampiros – incluindo o fato de que eles quase certamente não existem!

Mas isso não significa que não possamos nos divertir explorando os mitos e lendas que cercam essas criaturas da noite. Então vamos dar uma olhada em alguns dos mitos mais comuns dos vampiros e ver o que (se algo) é baseado na realidade.

Para começar, a maioria das pessoas acredita que os vampiros só podem sair à noite. Mas a ciência nos mostrou que isto não é realmente verdade, os vampiros são tão ativos durante o dia quanto à noite.

Outra crença popular é que os vampiros não podem atravessar água corrente. Mas, mais uma vez, a ciência provou que isto é falso-vampiros podem atravessar qualquer tipo de água, mesmo que ela esteja em movimento.

Finalmente, muitas pessoas pensam que os vampiros não podem ser vistos em espelhos. Este talvez tenha um pouco de verdade, pois alguns especialistas acreditam que os vampiros têm um certo nível de imunidade de reflexão.

Então aí está – a verdade sobre o Drácula e outros vampiros famosos!

Existem Vampiros da Vida Real?

Os vampiros são reais? Bem, essa é uma pergunta difícil de responder. Por um lado, há muitas evidências que sugerem que eles podem não ser tão faz-de-conta como pensávamos um dia. Afinal, tem havido inúmeros relatos de pessoas sendo atacadas por criaturas estranhas, semelhantes a morcegos.

Mas, por outro lado, é tão fácil escrever essas contas como ser nada mais do que produtos de imaginações hiperativas. Então, quem pode dizer com certeza?

O que podemos dizer com certeza é que a lenda do Drácula foi inspirada por uma pessoa real. Vlad III, príncipe da Valáquia, era um tirano sanguinário que era conhecido por seus castigos cruéis e sádicos. Dizia-se até que ele tinha bebido o sangue de seus inimigos! Portanto, embora talvez nunca saibamos ao certo se os vampiros são reais, não há dúvida de que a lenda de Drácula está definitivamente enraizada na realidade.

Não há uma resposta definitiva a esta pergunta – é algo que tem sido debatido por historiadores e fãs do Drácula durante anos. Mas há algumas evidências convincentes que sugerem que o famoso vampiro pode ter sido baseado em uma pessoa real.

Então, quem foi essa inspiração da vida real para o Drácula? Não há uma resposta única, mas alguns especialistas acreditam que ele pode ter sido baseado em Vlad III, também conhecido como Vlad, o Impaler. Vlad era um governante na Romênia que era conhecido por sua crueldade – ele adorava torturar e executar seus inimigos, e muitas vezes os tinha empalados em espigões.

Se Vlad III foi ou não a verdadeira inspiração para Drácula, não há dúvida de que ele deixou um legado duradouro na cultura popular. Se você estiver interessado em aprender mais sobre a história do Drácula e dos vampiros, não deixe de conferir algumas das fontes listadas abaixo.

Gostou do conteúdo? Não deixe de compartilhá-lo.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo