" /> Lionel Messi: Descubra as Curiosidades Mais Incríveis sobre o Astro do Futebol
Curiosidades

Lionel Messi: Descubra as Curiosidades Mais Incríveis sobre o Astro do Futebol

Lionel Messi é um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos. O craque argentino, que atualmente defende o Inter Miami, já conquistou inúmeros títulos e prêmios individuais, além de encantar o mundo com sua habilidade, velocidade e inteligência dentro de campo.

Mas você sabia que Lionel Messi também tem uma história de vida cheia de curiosidades e fatos surpreendentes? Neste artigo, vamos te contar algumas das coisas mais incríveis sobre o astro do futebol, que vão desde a sua infância até os seus feitos mais recentes. Confira!

lionel-messi
Foto: Wikimedia Commons

A expulsão relâmpago na estreia pela Argentina

Lionel Messi sempre sonhou em defender a camisa da seleção argentina, mas a sua estreia não foi nada como ele esperava. No dia 17 de agosto de 2005, Messi fazia sua primeira partida pela Argentina em um amistoso contra a Hungria, mas recebeu o cartão vermelho com apenas 47 segundos em campo.

O árbitro alemão Markus Merk interpretou que Lionel Messi havia dado uma cotovelada em um adversário, mas as imagens mostraram que foi um lance normal. Messi saiu chorando do gramado e foi consolado pelos seus companheiros. Felizmente, esse episódio não abalou a sua confiança e ele se tornou o maior artilheiro da história da seleção argentina, com 79 gols.

lionel-messi-2
Foto: Wikimedia Commons

A homenagem à avó em todas as comemorações de gol

Você já reparou que Lionel Messi sempre aponta o dedo para o céu quando marca um gol? Essa é uma forma de homenagear a sua avó Celia, que faleceu em 1998 e foi quem o incentivou a jogar futebol.

Celia era a única pessoa da família que apoiava o sonho de Lionel Messi de ser jogador profissional. Ela levava ele para os treinos e jogos do seu primeiro clube, o Grandoli, e ficava na beira do campo torcendo por ele. Quando ela morreu, Lionel Messi ficou muito triste e quase desistiu do futebol. Mas ele decidiu continuar em sua memória e dedicar todos os seus gols a ela.

A marca impressionante contra todos os times do Campeonato Espanhol

Lionel Messi é considerado por muitos como o melhor jogador da história do Campeonato Espanhol, onde atuou pelo Barcelona por 17 temporadas. Durante esse período, ele quebrou vários recordes e fez gols contra todos os times que enfrentou na competição.

Lionel Messi marcou ao menos sete gols em todos os times do Campeonato Espanhol. O time que ele mais fez gols foi o Sevilla, com 37 gols em 38 jogos. Ele também se destacou contra o Real Madrid, seu maior rival, com 26 gols em 45 jogos.

lionel-messi-3
Foto: Wikimedia Commons

A escolha pela Argentina em vez da Espanha

Messi poderia ter atuado pela seleção espanhola, pois viveu na Espanha desde os 13 anos e tinha dupla nacionalidade. No entanto, ele preferiu defender as cores da Argentina, seu país natal.

Messi nasceu em Rosario, na Argentina, e começou a jogar futebol desde pequeno. Ele sofria de um problema hormonal que afetava o seu crescimento e precisava de um tratamento caro. O Barcelona se interessou pelo seu talento e ofereceu pagar pelo seu tratamento se ele se mudasse para a Espanha.

Messi aceitou a proposta e se tornou um ídolo do Barcelona, mas nunca esqueceu as suas raízes argentinas. Ele sempre teve o desejo de jogar pela seleção argentina e recusou qualquer convite da Espanha. Em 2021, ele realizou o seu maior sonho ao conquistar a Copa América pela Argentina, derrotando o Brasil na final.

A doação para as vítimas do tsunami no Japão

Messi é conhecido por ser um jogador solidário e engajado em causas sociais. Ele tem a sua própria fundação, que ajuda crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, e é embaixador da Unicef, a agência da ONU para a infância.

Uma das ações mais nobres de Messi foi leiloar uma versão dourada de seu pé para doar para as vítimas do tsunami que atingiu Fukushima, no Japão, em 2011. A peça foi vendida por cerca de R$ 2 milhões.

A escultura foi feita pelo artista japonês Ginza Tanaka e pesava 25 quilos. Ela tinha o formato do pé esquerdo de Messi, o seu preferido para driblar e chutar. O dinheiro arrecadado foi destinado para a reconstrução das áreas afetadas pelo desastre natural.

Conclusão

Lionel Messi é um jogador extraordinário, que encanta o mundo com o seu futebol e com a sua personalidade. Ele tem uma história de vida inspiradora, cheia de desafios, superações e curiosidades.

Esperamos que você tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre o astro do futebol.

Gostou do post? Não deixe de Compartilhá-lo!

Artigos relacionados

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo